Akai ito: a lenda do fio vermelho
Conheça a lenda oriental Akai Ito (赤い糸) e todo o belo significado cultural que ela carrega.
Tenho certeza de que todos nós já conhecemos alguém com quem, apesar do pouco tempo de convivência, estabelecemos um vínculo profundo e a sensação de que a conhecemos desde sempre. Existem diversas interpretações para esse fenômeno, que variam de acordo com culturas e pessoas. Na tradição oriental, existe uma lenda que explica esse acontecimento, chamada Akai Ito.
Akai Ito (赤い糸) é uma lenda originalmente chinesa que, há mais de 2 mil anos, se espalhou pelo território oriental e se tornou extremamente famosa, chegando a se difundir também na tradição japonesa, que possui sua própria versão da história.
Na China, essa lenda é contada através da história de um homem que, enquanto caminhava em direção à casa de sua futura esposa, encontrou um velhinho que disse ser o Xia Lao Yue, o deus chinês do amor e do casamento. O suposto deus disse ao homem que o verdadeiro amor de sua vida não era a mulher com quem ele estava prestes a se casar, e sim um bebê que morava em uma determinada casa. Ao ouvir isso, o homem mandou incendiar a casa e, em algumas versões da lenda, até mesmo apunhalar a criança. O sujeito, então, casou-se com sua noiva, mas viveu um casamento extremamente infeliz.
Contudo, anos depois, o homem ficou viúvo e se casou com outra mulher, com quem viveu muito feliz e realizado. Essa mulher era, na verdade, o bebê que o deus tinha indicado, e que se salvou do incêndio graças à sua mãe, que a embrulhou em um saco molhado. A lenda também diz que, quando o homem encontrou o deus do amor e do casamento, ele estava sentado em cima de um embrulho e lendo um livro, que seria uma lista de casamentos, indicando com quem cada ser humano se casaria. O pacote continha linhas vermelhas para unir esses casais por meio do tornozelo, como acreditam os chineses.
Já a lenda japonesa propõe que o fio vermelho está amarrado no dedo mindinho das almas gêmeas. Vale destacar que, no Japão, o dedo mindinho é uma representação do coração, já que é nesse dedo que se encontra uma veia diretamente interligada ao nosso órgão. Por isso, o fio amarrado nesse dedo seria uma forma de amarrar o coração dos casais. Além dessa diferença no fio vermelho, a tradição japonesa também conta com uma história diferente.
Segundo os japoneses, um rapaz estava caminhando em seu vilarejo quando encontrou um velhinho, que também seria o Xia Lao Yue. Ele disse ao jovem sobre a necessidade de encontrar uma esposa, mas, ao ouvir isso, o rapaz apenas respondeu que não pretendia se casar. O deus, então, revelou ao garoto que ele se casaria com a mulher a qual estaria amarrado por um fio vermelho no dedo mindinho. O rapaz, ao identificar o fio, seguiu-o até encontrar uma moça sentada na calçada de sua casa. Revoltado, ele jogou uma pedra nela, ferindo-a.
Anos depois, o jovem virou um homem que não conseguia se apaixonar por nenhuma mulher de sua aldeia. Até que, numa noite, ao caminhar, viu a silhueta de uma mulher e rapidamente se apaixonou por ela. A mulher era considerada a mais bela de sua aldeia, mas não mostrava seu rosto por vergonha de sua aparência. O homem se casou com a mulher sem saber como ela era, e, após o casamento, perguntou-lhe o motivo de tanta vergonha. Ela lhe contou que, quando era jovem, um rapaz havia jogado uma pedra nela, ferindo-a. Nesse momento, o homem lembrou-se da profecia daquele velhinho.
Tanto na lenda japonesa quanto na chinesa, os casais ou as pessoas destinadas a se encontrar estão sempre conectadas por esse fio vermelho, seja no dedo mindinho ou não. Esse fio pode se embolar e se esticar, mas nunca se rompe. A tradição ensina que, quanto mais embolado ou esticado estiver o fio vermelho, mais distante a pessoa está de sua felicidade e de sua alma gêmea. Quando o fio está firme e sem emaranhados, é sinal de que a pessoa está perto de encontrar sua verdadeira metade. Esse fio persegue as pessoas destinadas a se encontrarem em todas as suas vidas, fazendo com que sempre arranjem um jeito de se conhecer.
Atualmente, essa lenda representa uma parte extremamente importante do folclore japonês e chinês. É a partir dessa história que muitas pessoas conhecem um pouco da tradição oriental, a qual está revestida de significados e magia. A lenda Akai Ito é representada em diversos filmes, livros e músicas. Um dos filmes e mangás mais famosos que retratam essa ideia é Your Name, um anime japonês que conta a história de duas almas gêmeas que conseguem perseverar o seu amor ao longo do tempo e das dificuldades.
Essa produção é apenas mais uma das milhares que retratam a lenda oriental. E é por meio dessas obras que muitas pessoas conhecem e descobrem um pouco mais sobre o folclore asiático, podendo, dessa forma, se aprofundar na magia contida em milênios de cultura e tradição. A lenda de Akai Ito não apenas carrega um significado romântico profundo, mas também nos conecta com as raízes culturais e espirituais da Ásia. Ela nos lembra da beleza da conexão entre as pessoas, revelando um modo único e encantador de enxergar o destino e o amor.